Translate

sábado, 1 de novembro de 2014

with UNIVERSAL MUSIC PORTUGAL.

Hoje deixo-vos aqui um review do novo álbum da Taylor Swift, 1989.
Sou Swiftie desde 2009, desde os tempos em que a Taylor estava ainda no seu segundo cd (agora vai já no 5º!!) e como fã de música tenho aquele gosto de comprar todos os cds dos artistas que admiro e assim fui fazendo sempre, por vezes até em exagero, com a Taylor.

Este cd parecia assustar os fãs antes de sair. Ela finalmente estava pronta para deixar o seu estatuto de cantora country e assumir a 100% um álbum pop. Mas este não é um álbum pop qualquer.


O 1989 é um álbum inspirado na música pop dos anos 80, fazendo jus ao seu nome.
É um álbum catchy e que promete bater todos os records. E este ano está mesmo a pedir um ! Estrategicamente, digamos que os marketeers da Taylor andam a trabalhar bem! A ideia de cada cd (standard ou deluxe) conter 13 polaroids e haver 65 para colecionar está a fazer os fãs correrem para as lojas e voltarem a fazer trocas como nos anos 90, mas desta vez não de tazzos, mas de polaroids!


 Mas passemos ao review! (vou passar algumas à frente)

1- Welcome to New York - Uma daquelas músicas que mostra o quão feliz ela está com a sua mudança para Nova Iorque.  Um ritmo cativante que contagia todos e está muito bem para começar o álbum, o resto é sempre a melhorar! Esta música inclui ainda um apoio da nossa eterna romântica ao amor, seja ele partilhado por qualquer género que seja.

"“and you can want who you want, boys and boys and girls and girls” 

2- Blank Spaces - o já anunciado próximo single é um dos trunfos da Taylor perante a media, que tem focalizado a sua atenção na sua vida amorosa. 

Nesta música ela responde a muitas provocações com aquilo que eles gostariam de ouvir...

"Got a long list of ex lovers
They'll tell you I'm insane
But I got a blank space, baby

And I'll write your name"


3- Style - esta claramente todos sabemos sobre quem é (tirando esta eu diria mesmo que todas), mas well, digamos que é provável que se torne single, talvez apenas em termos de marketing, mas não penso que diga grande coisa. Não revela grandes detalhes e o nome deixa a desejar aos fãs que gostam de saber cada pormenor. Contudo ela faz um excelente jogo de palavras como se nada se tratasse de certa pessoa, mas sabendo que se trata sim.

4- Out Of The Woods - A preferida da Taylor e a que ela define como a música que melhor descreve todo o álbum. Tem uma batida que a certa altura me lembra dos filmes da Disney e conta pormenores sobre o romance com o Harry Styles e a altura em que ele se magoou enquanto fazia sky com ela! O trocadilho "Are We Out Of The Woods Yet" refere-se claramente ao modo como ela se sentia na relação, e não apenas ao momento em que ele chorava de dores e teve que levar 20 pontos. Mas a história está bem contada e é impossível não gostar.
"Remember when you hit the brakes too soon
Twenty stitches in a hospital room"

6- Shake It Off - o maior hino inglês para a música "TOU NEM AÍ" ahah, quem se lembra desta?
Em todos os níveis esta música (super pop) está muito bem conseguida! Pôs todo o mundo a dançar e todos nos identificamos de certo modo com esta forma de ver a vida! O videoclip está qualquer coisa, ela mostra realmente quem ela é e mostra o quão pouco (ou nada) se importa com o que pensam!
E se é para gozarem com as danças dela em eventos de música, ela dá-vos ainda mais razões para isso hahaha
 

8- Bad Blood. Claramente sobre a Katy Perry e a sua tentativa de sabotagem à tour da Taylor, começando por tomar de volta alguns dos seus dançarinos que estavam a cumprir contrato na Red Tour da Taylor. A amizade perdeu o sentido, a Taylor grita que é muito triste pensar no que era costume terem ("Oh, it's so sad to think about the good times| You and I" . É um pop cheio de sentimento como todo o álbum e frases como as seguintes:
 "Did you think we'd be fine?
Still got scars on my back from your knife

So don't think it's in the past

These kind of wounds they last and they last

Now did you think it all through?
All these things will catch up to you
And time can heal but this won't
So if you come in my way, just don't"
Comprovam que a traição foi inesperada e magoou-a. Bad Blood dá-nos uma IMENSA vontade de dançar, porém as letras lembram-nos sempre das vezes que alguém nos decepciona. Este é o poder da Swift, o poder de nos fazer sempre sentir como ela se sentiu, de alguma forma.



9- Wildest Dreams - ESTA É A PROVA VIVA DE QUE A TAYLOR FEZ UM ÁLBUM DE CORAÇÃO. Literalmente. Ela usa o seu batimento cardíaco como batida na música.

image
 Uma clara "subtil" mensagem de como esta música lhe vem das entranhas, à medida que vai revelando detalhes que deixarão as directioners loucas de inveja, ela vai mantendo uma voz de menina romântica que não quer que a história caia no esquecimento, dizendo: 
"my one condition is
Say you'll remember me

Standing in a nice dress, staring at the sunset, babe

Red lips and rosy cheeks

Say you'll see me again even if it's just in your wildest dreams"

A música é SEMPRE a melhorar, chegando à parte que incentiva à dança, repetindo-se:

"You see me in hindsight

Tangled up with you all night
Burnin' it down
Some day when you leave me
I bet these memories follow you around
You see me in hindsight
Tangled up with you all night
Burnin' it down
Some day when you leave me
I bet these memories follow you around"



12- I Know Places - a prova de como um relacionamento público foi enfraquecendo uma relação que, após ouvir bem o álbum creio ter durado MUITO mais do que a media pensa que durou.
A Taylor faz ainda uma comparação da pressão da media e da consequente pressão dos fãs a uma caçada, na qual eles são as raposas que fogem dos caçadores. A raposa faz as delícias de quem acompanha esta menina, ora topem a camisola que ela usou na primeira vez que os vimos juntos!
13- Clean
Mais uma balada além da This Love (na versão standard, pois há mais na versão D.L.X). Uma daquelas músicas que nos leva às lágrimas.

"Rain came pouring down when I was drowning
That's when I could finally breathe

And that morning, gone was any trace of you, I think I am finally clean"

 A verdadeira música que me leva a crer que a relação não se estabeleceu APENAS em finais de 2012. Ela menciona meses. E menciona que não está esquecido ("You're still all over me like I wine-stained dress I can't wear anymore""10 months sober, I must admit| Just because you're clean don't mean you miss it"). Uma música que demonstra o quão sentimental ela é e o seu grande talento de conseguir traduzir as emoções em música.

Para mim a Clean do 1989 é o que há de mais próximo da All Too Well do Red !

PS: Comprar a versão D.L.X - inclui +3 músicas e 3 canções memo, desde apenas o piano da Taylor ou desde o momento em que a mostrava a algum produtor! A não perder!

Antes de mais deixo o meu agradecimento à Universal Music Portugal por me terem dado um 1989 !
A minha coleção de polaroids subiu para 26 e espero que mais alguns amigos se lembram que tenho 65 para colecionar :p

Ainda quanto ao cd, digamos que eu já passei pela fase em que não conseguia deixar de ouvir Bad Blood e Wildest Dreams, depois deixei-me contagiar pelos memos que apenas estão disponíveis na versão Deluxe e que mostram o processo pelo qual passaram 3 canções, desde o seu ritmo inicial até à música original e após ouvir on repeat as versões memo, comecei a ADORAR a I Know Places. Quanto mais se ouve, mais se entende que é difícil escolher uma preferida. A Clean foi daquelas que me levou às lágrimas na 4ª ou 5ª vez que a ouvi!

Deixo aqui algumas fotografias da minha coleção de polaroids (so far).
 Se juntarmos algumas, elas criam quase frases inteiras das músicas. Deixo aqui estas da música BLANK SPACE, o próximo single!

Lembro que este é um review de uma fã, alguém que percebe minimamente de música, mas claramente mais das histórias da Taylor, por acompanhá-la quase a 100% com o intuito de manter outros fãs sempre informados na minha página de fãs no facebook, chamada Taylor Swift Portugal
Para quem não gostar, considere que isto vale o que vale ... ;)

Ah e deixo um pormenor...O Harry já ouviu, e aconselha :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário